Você sabe quais são os tipos de resina pultrudado que tornam os produtos tão versáteis e resistentes? Vem saber mais!
A fabricação de produtos pultrudados é um processo sofisticado, que envolve a seleção criteriosa de resinas, cada uma com propriedades específicas que as tornam adequadas para muitas aplicações industriais.
Presente no mercado há 45 anos, a Fibermeyer, vem se destacando cada vez mais pela sua qualidade e inovação, utilizando resinas seletas em seus processos de produção, para assegurar que seus produtos atendam às exigências de setores relevantes como, a indústria química, saneamento, fertilizantes, alimentício, infraestrutura de transporte, entre outros.
Além disso, os perfis pultrudados são reconhecidos por oferecerem características como durabilidade, resistência e leveza. E a seleção da resina adequada na fabricação desses perfis é essencial para determinar suas propriedades finais e suas aplicações específicas.
Entre as resinas mais utilizadas pela Fibermeyer, estão as resinas ortoftálica, isoftálica e a éster-vinílica, cada uma com suas propriedades únicas.
Conheça melhor os tipos de resina dos pultrudados
A resina isoftálica é empregada na fabricação de perfis pultrudados devido ao seu equilíbrio entre custo e desempenho. Na realidade, trata-se de um tipo de poliéster insaturado, caracterizado por sua boa resistência química e mecânica.
Suas principais vantagens são:
- Resistência química: esse tipo de resina oferece resistência apropriada a diversos produtos químicos, incluindo ácidos e álcalis moderados.
- Custo-benefício: quando comparada a outras resinas de alta performance, a isoftálica apresenta um custo muito mais acessível.
- Durabilidade: tem boa durabilidade em ambientes corrosivos sendo ideal para uso em condições externas.
A resina poliéster isoftálica oferece uma resistência química e térmica aprimorada. É amplamente utilizada em ambientes corrosivos e/ou salinos, como nos setores de saneamento devido à disponibilidade e menor custo.
“A resina poliéster isoftálica é uma variante da resina de poliéster comumente utilizada na indústria de compósitos. Ela oferece uma resistência química e térmica aprimorada em comparação com as resinas de poliéster convencionais. Isso a torna uma escolha popular para aplicações que requerem durabilidade em ambientes corrosivos e/ou salinos, como nos setores da construção civil, papel e celulose, óleo e gás, elétrico, etc.
Ideal para aplicações onde a corrosão é menos agressiva e muito utilizada devido à disponibilidade e menor custo.
Há também a resina poliéster ortoftálica, amplamente utilizada na indústria de compósitos, principalmente no setor de saneamento, entre outros.
Suas principais vantagens são:
- Resistência mecânica: ela é ideal para aplicações que exigem suporte estrutural e resistência ao impacto.
- Resistência química: é resistente a uma série de produtos químicos, recomendada para ambientes onde há exposição a substâncias corrosivas
- Estabilidade dimensional: após solidificada, ela mantém suas dimensões e forma, sem deformações ao longo do tempo.
- Boas propriedades elétricas: tem propriedades dielétricas apropriadas, sendo útil em aplicações que requerem isolamento elétrico.
Além disso, a resina poliéster ortoftálica é mais econômica, o que faz dela uma escolha interessante para aplicações industriais em larga escala.
Já a resina éster-vinílica é um tipo premium, graças às suas propriedades de resistência química e térmica. Tanto que geralmente, ela é a escolhida para aplicações que exigem uma performance superior em condições extremas.
Entre os benefícios da resina éster-vinílica estão:
- Alta resistência química: a resina éster-vinílica oferece resistência a uma variedade de produtos químicos agressivos, sobretudo, ácidos concentrados e solventes.
- Resistência térmica: mantém suas propriedades mecânicas e químicas mesmo em altas temperaturas. Perfeita para ambientes com variações térmicas.
- Maior durabilidade: proporciona longa duração com uma vida útil prolongada, mesmo em condições muito desafiadoras.
Por esses motivos, as aplicações recomendadas para resina éster-vinílica são para equipamentos e componentes para offshore e para ambientes de alta temperatura e corrosivos
No entanto, a resina éster-vinílica tem um custo mais elevado se comparada à
isoftálica, além de menos disponibilidade no mercado.
Por que escolher as resinas da Fibermeyer?
A Fibermeyer sempre teve o compromisso com a qualidade, inovação e adaptação às necessidades específicas de cada projeto e aplicação industrial. Não é à toa que é uma das empresas referências em perfis pultrudados.
E para assegurar que esses perfis atendam a uma série de requisitos industriais, a seleção da resina adequada é fundamental. Enquanto as resinas poliéster se destacam por sua economia, vastas aplicações e boa resistência química, a resina éster-vinílica se destaca em termos de resistência química e térmica.
Dessa maneira, a Fibermeyer consegue atender a uma grande demanda, proporcionando soluções inovadoras e eficientes para o mercado industrial.
Se você busca resinas de alta performance que oferecem durabilidade, resistência e versatilidade para suas aplicações, as resinas da Fibermeyer são a escolha ideal.
Lembre-se que os pultrudados da Fibermeyer são a escolha ideal para o seu projeto. Temos uma equipe técnica capacitada para orientar sobre qual resina é a melhor alternativa.
Entre em contato pelos nossos canais de atendimento e saiba porque as nossas resinas podem beneficiar sua indústria. Visite o nosso site e tenha uma consulta personalizada.